Mutua

“Eu Sou Caipora: A Menina e o Poder das Matas” é um curta-metragem de animação sobre um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Criado pela Mutua, o curta, que busca celebrar questões ambientais e socioculturais do país, também conta com a produção do ilustrador e designer Anderson Awvas, realizador do Folclore BR: Uma Nova Visão, projeto dedicado a explorar novas formas de falar sobre o folclore nacional.

A animação conta a história de Luana, uma menina apaixonada pelos animais que vive no interior de São Paulo. Depois de ver seu amigo Quiquinho, um pequeno macaco-prego, capturado por contrabandistas, Luana recorre às histórias de sua avó sobre a lenda de Caipora para salvá-lo.

feito com quem entende de folclore

O projeto está sendo produzido em parceria com o artista Anderson Awvas e o coletivo Folclore BR. O artista ficou bastante conhecido ao fazer uma série de artes que traziam a seguinte provocação ““E se as animações da Disney fossem no Brasil?”.

O projeto Folclore BR é um movimento de resistência cultural que busca uma nova visão do folclore brasileiro em diálogo com temas da atualidade. A ideia principal do projeto é buscar constantemente por novas maneiras de comunicar sobre folclore através de uma geração de conteúdos diversificados. Lá você encontrará artes adaptando lendas, questões e dilemas da sociedade, game-plays, estudos de referências, bate-papos, vídeos, podcasts e outros materiais que possam ajudar a impulsionar essa corrente do bem cultural.

financiado coletivamente

Para a produção do projeto foi realizado inicialmente (entre os meses de agosto e outubro de 2020) uma campanha de financiamento coletivo, através da plataforma Catarse. A campanha alcançou números surpreendentes e foi destaque nos principais portais da web, como Jovem Nerd, Site Mundo Negro, Correio Brasiliense, Garotas Geeks, Pixel Show, podcast Sala 1604 entre outros.

representatividade na voz original

No final de 2020, a equipe de produção abriu uma seleção para encontrar mulheres negras que pudessem interpretar as vozes originais das personagens principais da animação e assim foram escolhidas as atrizes Fernanda Ribeiro – que deu voz às fases infantis de personagens marcantes como Rapunzel e Merida – e a atriz e cantora Tânia Viana, que dublou sequências musicais de grandes filmes recentes, como “Moana: Um Mar de Aventuras” (2016) e “O Rei Leão” (2019). Elas irão interpretar as personagens Luana e sua avó Dona Marinete, respectivamente.

Scroll to Top